sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os perigos da escova progressiva

Foto: Divulgação

Por Luana Cristina

Escova progressiva é uma grande aliada das mulheres e até para alguns homens. Concentra uma alta quantidade de formol e por esse motivo se tornou proibida pela ANVISA.

Ter cabelos mais lisos e com menos volume é o sonho de muitas mulheres. Por isso, a chamada progressiva é tão procurada nos salões de beleza.

Mas, antes de se submeter às técnicas de alisamentos, é necessário tomar alguns cuidados. O uso de produto com alta concentração de formol é proibido, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Segundo a assessoria da ANVISA, os cabeleireiros só podem usar produtos que contenham, no máximo, 0,2% de formol. Nessa quantidade, a substância é usada como conservante.

Bate-papo com o cabeleireiro Miguel
Como ter cabelos lisos
Cuidados com o cabelo
A experiência da escova progressiva de Elisangela

A exposição excessiva ao formol provoca alergia na pele, irritação nos olhos, queimaduras das vias respiratórias e em longo prazo, pode causar câncer. Vale lembrar o caso da dona de casa Maria Ení da Silva, que morreu aos 33 anos após fazer uma escova progressiva em um salão em Porangatu, região norte de Goiás.

Maria morreu dois dias depois de ter passados pelos procedimentos da progressiva. Ela foi até um salão da cidade para a aplicação de cremes de alisamento nos cabelos e foi orientada a não lavar a cabeça durante três dias. A dona de casa reclamava de dores de cabeça, coceira e dificuldade para respirar. Três dias depois passou mal, foi levada para o hospital e morreu.

O caso de Maria Ení reacendeu a polêmica em torno da escova progressiva, uma técnica de alisamento muito comum nos salões de beleza. Em muitos casos, os cabeleireiros misturam formol aos cremes usados no tratamento.

De acordo com a polícia, a proprietária do salão onde a dona de casa fez o tratamento afirmou que não usou formou na mistura de cremes usada pela vítima.

Após a morte de Maria Ení, a Vigilância Sanitária de Goiás redobrou os serviços de fiscalização e orientação nos salões de beleza do estado, pois outras duas mulheres afirmaram que passaram mal depois de fazer escova progressiva.

A técnica de enfermagem Simone Moreira de Souza, de 30 anos, que vive em Formosa, chegou a ser internada com a cabeça inchada, dores no pescoço e na cabeça e fadiga muscular. "Achei que ia morrer", afirmou Simone.

Foi constatado que em vários casos, a progressiva com formol é uma grande inimiga, mais então porque tantas adeptas?

Algumas mulheres dizem que fica bem mais prático no dia-a-dia, fica mais fácil de arrumar os cabelos antes de sair de casa ou até mesmo para ficar em casa.

Houve um tempo em que quanto mais armado fosse o penteado, melhor. Mas hoje parece que esticar o cabelo a qualquer custo tornou-se uma obsessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário