sexta-feira, 18 de maio de 2012

Confira a entrevista com a fisioterapeuta Dermato-Funcional, Priscila de Sousa

Por Natalia Zanotti


Natalia - O que é a Medicina Estética?

Priscila: É uma ciência que atua na área da saúde, cuidando da beleza física: facial e corporal, atenuando sinais do tempo, melhorando cortono, mas principalmente, cuidando do bem estar geral, auto-estima e satisfação pessoal.

N - Em que momento as pessoas recorrem ao especialista dessa área?
                                                                                     
Foto: Divulgação
                                                                              
P: Em geral, quando algo lhes desagrada. As vezes uma mancha na pele, uma gordurinha mal localizada, uma ruga. Não há uma idade para recorrer aos cuidados estéticos, mas normalmente, intensificam  esses cuidados com o chegar da idade.

N - Quais são os principais tratamentos realizados?

P: A área estética é muito abrangente.  A grosso modo, posso dizer que se tratando de tratamentos faciais, os procedimentos contra acne e rugas são os mais procurados. Já no corpo, o que mais desagrada são as gorduras localizadas e celulite, muitas vezes fazendo com que a pessoa procure um procedimento mais radical como as Lipoaspirações.

N - Qual é a maior diferença observada nas pessoas que mantém cuidados estéticos desde a adolescência para as que começam a se cuidar depois de adulta?
P: A maior diferença é no aspecto da pele. Quando se inicia cedo os cuidados com a pele, sinais de expressão e rugas demoram a aparecer e necessitam de cuidados paliativos, de prevenção. Já, quando começa a cuidar da pele depois de adulto, os sinais de envelhecimento, manchas, rugas já estão instalados os cuidados precisam ser curativos e corretivos.  Demoram mais para apresentar resultados  e os tratamentos precisam ser mais profundos, invasivos e longos.

N - Quais as consequências dos cuidados excessivos, como peelings e botox?

P: Podem ocorrer problemas gravíssimos com o excesso de tratamento. Os peelings quando feitos desordenadamente e sem controle podem criar lesões de difícil cicatrização e até criar manchas que se tornam irreversíveis. Manchas hipercromicas, que escurecem a pele ou acromicas, que são manchas causadas por ausência de melanina, ou seja, sem coloração.
O botox é uma toxina que paralisa a musculatura, deixando marcas de expressão imperceptíveis. Porém, o uso indiscriminado dessa toxina,  pode paralisar musculatura essencial para a expressão facial, deixando a pessoa sem expressão, com “cara de paisagem”.

N - Qual a prática de cuidados estéticos que mais cresceu nos últimos anos?

P: As cirurgias plásticas, de modo geral, cresceram muitos nos últimos anos. As facilidades para realiza-las e os resultados rápidos atraem clientes mais apressados e descontentes com a própria aparência.

N - Qual a prática básica que todos devem ter diariamente com o corpo e rosto?

P: Os cuidados diários do rosto devem ser realizados 2 vezes por dia,pela manhã e a noite:

- limpar, usando uma emulsão de limpeza ou sabonete;
- tonificar, com loção tonica hidratante ou adstringente para peles oleosas;
- hidratar;
- Usar protetor solar (manhã).

Para o corpo deve-se hidrata-lo todos os dias, não exagerar no uso de sabonete durante o banho e nem abusar de água quente. A hidratação deve ser feita de preferência com cremes e não óleos.

Saiba mais:

A estética cada vez mais ocupa a atenção das mulheres
Perfil das Cirurgias Plásticas no Brasil
Ouça o depoimento de Mayara sobre o seu tratamento estético
Veja o vídeo da esteticista Ana Lú sobre o dia a dia na clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário